sexta-feira, 3 de abril de 2015

11 coisas sobre Happy Christmas

Talvez um dos filmes mais tristes sobre o Natal. Fui ver porque é do Joe Swanberg e eu tenho algumas coisas para dizer sobre o filme.

1– Joe Swanberg não gosta de roteiros. Ele escreve apenas indicações de cenas e diálogos. O lance dele é improviso. Happy Christmas é assim. Tudo improvisado.

2- Joe escreveu a história e dirigiu Drinking Buddies, o filme onde a Olivia Wilde e a Anna Kendrick bebem muita cerveja. Foi nesse filme que eu conheci o trabalho do diretor.

3- Desta só Anna tá no filme. Ela terminou com o namorado e tá na bad total. Ai ela vai passar um tempo na casa do irmão e a gente descobre que ela tá com muitos problemas. Pra não perder o costume, ela bebe muito aqui também. E ainda tem a cunhada que virou dona de casa pra cuidar do filho e largou a carreira de escritora. Este lado não desenvolve muito e a personagem de Anna passa o filme tentando seguir a vida sem se preocupar em dar um jeito nas coisas. Um filme sobre amadurecimento e a tentativa de mudança. Um filme onde a mudança não acontece. O objetivo aqui é conseguir dar o primeiro passo.

4- Joe Swanberg também é ator. Ele é o irmão. Aqui ele contracena com o próprio filho. O cara já botou o pequeno pra trabalhar. O garoto já tira onda no improviso.

5- Melanie Lynskey faz o papel da esposa. Antigamente ela só fazia papel de mulher maluca, desajustada. Talvez a idade tenha pesado em suas recentes escolhas profissionais. Agora só faz papel de mãe de família. As famílias que ela escolhe, estas sim, bem problemáticas. Togetherness a treta é mais caótica. Aqui o problema é na família do marido.

6- Lena Dunham, minha querida Hannah, também tá aqui. Não importa o que ela faça, pra mim é sempre a protagonista de Girls. Eu prefiro ela com esse cabelo curtinho.

7 – Mark Webber fecha o elenco principal. Ele fez um filme que eu gosto muito. The good life é o nome. Irado. Drama com vibe indie.

8 – A irmã de Scott Pilgrim e seu colga de banda Stephen Stills,  juntos novamente.

9 – O lance do improviso funciona muito bem. O elenco tem um ótimo entrosamento e a direção é precisa. O diretor consegue organizar as coisas e o filme flui naturalmente.

10 – Muito diálogo e pouca ação. Apesar de ser um filme bem curto, até a metade ele é um pouco arrastado. Parece que nada vai acontecer. O final ganha força e quando as coisas esquentam ele acaba.
11 – Drinking buddies é bem superior. Valeu aqui pela chance de ver mais um trabalho baseado no improviso.


2 tulipas e uma pizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário