quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O clube do livro salvou a minha vida literária

Thor Batista disse uma vez que nunca conseguiu terminar um livro.
No início do ano eu tava meio Thor Batista. Começando e abandonando um livro atrás do outro.
Até o dia que o cão morreu. Conheci Daniel Galera, a barba ficou ensopada de sangue e eu achei que tinha voltado a ser um leitor exemplar. Veio as mãos de cavalo e tudo desandou de novo.
Nessas horas uma musa pode salvar as coisas. Letícia Novaes e Karina Buhr​ me ajudaram a mudar o panorama. Tava tão ruim que precisei de duas musas. Zaralha e Desperdiçando rima. Dois livros de poesia lidos em sequência que ajudaram a trazer inspiração e fantasia pra minha vida.
O livro de Karina foi a minha dica no clube do livro, meu primeiro clube. Fui parar lá por uma dessas coisas da vida. A palestra do Mujica tava lotada e me prometeram cerveja em Botafogo depois do encontro.
Não recomendo ir pro clube do livro sem ter lido o livro antes. Mas foi a melhor coisa que eu fiz. Descobri Pílulas azuis. Um papo muito rico e divertido sobre AIDS, HQ e amor. Depois escreveram meu nome em um pedaço de papel, misturaram com outros pedaços de papéis com outros nomes e no fim o meu foi o nome falado em voz alta. Ganhei o livro, ganhei um clube.
Devorei o livro em um dia, mais precisamente em 1h40, em um dia ruim para sair da Barra e ir até Laranjeiras. E no dia seguinte já estava lendo o livro do próximo encontro.
Por causa do clube, que já é clubinho, voltei a ler com mais regularidade.

Pílulas azuis
O Planeta dos Macacos
Te vendo um cachorro
O Vilarejo
Eu, você e a garota que vai morrer
E se vivêssemos em um lugar melhor
Diário de uma garota normal
Graça infinita
Eu sou a lenda

Tudo isso em 2 meses. Os 3 últimos eu estou lendo no momento. Na verdade, Eu sou a lenda furou a fila ai, mas já tá quase no fim.

Amanhã tem outro clubinho. O Vilarejo é o livro da vez. Muita coisa pra falar. Parece que o autor vai. Muita coisa pra falar, mas acho que não vai dar pra falar mal.

E qual será o próximo?

Um clube do livro! Tá ai um conselho que eu passo.

Salva vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário